4 dicas para conservar queijo o em casa

O queijo é um dos alimentos mais antigos da civilização humana, datado há cinco mil anos por povos da Ásia Central e do Oriente Médio. No Brasil, os primeiros registros da produção de queijo se dão no século XVIII.

Apesar de conhecida a produção do queijo e suas mais variadas formas de combinação, é comum surgirem dúvidas quanto a sua conservação.

Embalagem

O queijo é um alimento vivo, então não embale em um saco plástico, pois o filme impede que ele realize trocas gasosas com o meio e favorece o crescimento de bactérias e fungos. Quando os microrganismos impregnam no queijo, ele ganha um sabor desagradável provocado pelo contato com o plástico.

Refrigeração

A refrigeração é a melhor saída caso o queijo necessite de armazenamento. O problema é que queijos geralmente gostam de ambiente mais quentes e úmidos e a geladeira não é a ideal. Caso o queijo necessite de maturação, opte por colocá-lo na gaveta de baixo que é menos fria.

Na hora de servir

Muitas pessoas na hora de servir o queijo tiram da geladeira e colocam direto na mesa. De acordo com os especialistas em queijo, isso não é recomendado. O ideal é deixá-lo pelo menos 30 minutos à temperatura ambiente para que ele revele a sua textura característica.

Queijo aberto

A melhor maneira de conservar o queijo após o corte é embrulhar em um papel-manteiga.