Aprenda a fazer doce de leite caseiro

Estes dias meus netos estavam fazendo as tarefas escolares e eles me perguntaram qual era o sabor que lembra a minha infância. Demorei a responder, pois são vários como, por exemplo, pão, bolos, feijão e doces.

Por falar em doces, vou fazer com eles a receita da minha vó de doce de leite caseiro. A receita serve 8 pessoas. Vamos aprender?

Ingredientes
1 litro de leite integral (quanto mais gordo e fresco for o leite, mais gostoso vai ficar o doce de leite);
1 + 1/2 xícara de açúcar cristal ou apenas uma xícara se preferir menos doce;
2 colheres de sopa de glucose (reduz a probabilidade do doce cristalizar enquanto você mexe);
1 pitada de sal;
1 fava de baunilha ou extrato no final do preparo;
1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio (previne que a proteína do leite coagule, o que no final resulta em um doce de leite com uma consistência mais cremosa).

Modo de fazer
Junte todos os ingredientes, menos o bicarbonato, em uma panela grande e alta. Depois cozinhe em fogo médio/alto, mexendo para que o açúcar se dissolva, até que comece a formar uma espuma leve por cima do leite. Depois da espuma formada abaixe o fogo deixando no mmínimo e junte o bicarbonato. Mexa até que o leite pare de subir.
Continue cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez enquanto para não grudar. Quando ele já estiver quase na consistência final mexa bastante para ele reduzir mais rapidamente e pegue corpo.
Quando o leite tiver reduzido para quase 1/4, ou estiver na cor desejada e com consistência de doce de leite, retire da panela e reserve em um pote fechado até esfriar.