Benefícios do Queijo para a Saúde

O alimento que está sempre presente nas mesas de milhões de brasileiros é cheio de benefícios! Com vitaminas, proteínas e minerais, os queijos podem e devem ser incluídos por todos nas refeições.

Quer aprender todas as vantagens nutricionais de aproveitar esse alimento? Continue acompanhando o blog de hoje!

Herdeiro de coisas boas

Os queijos herdam suas proteínas, vitaminas e minerais do leite, e são grande fonte de probióticos – bactérias boas que regulam a flora intestinal prevenindo e combatendo problemas como prisão de ventre. Queijos têm em sua lista de benefícios o suporte na perda de peso, a prevenção do câncer de intestino, a redução do colesterol ruim, a regulação do trânsito intestinal e o fortalecimento de ossos e dentes.

Principais benefícios

Queijos são fontes de cálcio e são importantes para a manutenção de ossos e dentes. Tem proteínas necessárias para o desenvolvimento do organismo, vitaminas A e B12 que ajudam na visão e na função neurológica. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), a recomendação de consumo de porções de lácteos é de três porções de gramas cada por dia para adultos e três porções de 30 gramas cada diariamente para crianças.

Cada queijo, um benefício

Cada queijo possui seus próprios benefícios e pontos de atenção. Abaixo, listamos os 7 queijos com benefícios que merecem ser incluídos em sua dieta.

  • Parmesão: o queijo parmesão é rico em cálcio. 50g do alimento conta com 59% da necessidade do nutriente em um dia;
  • Suíço: esse tipo de queijo contém grande quantidade de cálcio e proteína. 50g por dia, conta com 39% das necessidades diárias de cálcio e 26% das necessidades de proteínas;
  • Queijo de Cabra: o alimento é o que mais possui quantidade de vitamina A. 50g conta com 24% das necessidades diárias da vitamina;
  • Muçarela: conta com alta concentração de vitamina B12. 50g do alimento sobre 25% das necessidades diárias de cálcio e 22% de proteínas;
  • Cottage: contém a menor quantidade de calorias e gorduras;
  • Provolone: conta com cálcio, vitamina A e vitamina B12;
  • Minas Frescal: bom para a saúde. Conta com menos sódio e com a menor quantidade de gordura saturada, perdendo apenas para o queijo cottage e para a ricota.

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