Conheça o Queijo Canastra vencedor do concurso francês

Existem diversos produtos que podem ser feitos através do leite. Produtos como iogurte, doce de leite, bebidas lácteas, requeijão e manteiga são conhecidos como derivados.

Feito a partir da fermentação, pasteurização e maturação encontramos o queijo que é o nosso principal ingrediente. Entre os mais variados tipos do produto usamos o Queijo Canastra que é produzido na Serra da Canastra, em Minas Gerais.

Este queijo conquistou em 2015 o segundo lugar no concurso internacional de queijo demoninado Mondial du Fromage Tours. O Queijo Canastra foi o primeiro produto brasileiro a conquistar uma medalha no torneio francês.

O processo de produção do queijo vencedor é feito artesanalmente - como a maioria dos queijos mineiros - e foi considerado patrimônio cultural e imaterial do Brasil. O leite chega a queijaria para um processo que dura, no mímino, 22 dias.

Produção
Se a produção de um queijo comum já demora a produção do queijo canastra é mais ainda. Entre os seus segredos milenares que geralmente são passados de pai para filho, está o tempo de maturação que varia de acordo com o textura desejada para o queijo. Para os nossos pães de queijo, este tempo não pode ser maior do que dez dias.