Queijo provolone apresenta sabor marcante do forte ao suave

Sucesso no mundo inteiro por seu sabor marcante, o queijo provolone tem sua origem na Itália. Sua massa fermentada e filada é produzida a partir do leite de vaca deixando o alimento suave (provolone fresco) ou picante (provolone maturado). Com crosta fina, brilhante e coloração puxada para o amarelo dourado, o queijo provolone pode apresentar as formas de cone, pêra, melão ou salame.

O provolone suave, pode ser consumido imediatamente e possuiu uma massa macia e elástica, mas não borracha. O sabor é de leite, suave, amanteigado e odor suave. Já o provolone maturado, apresenta a massa mais firme, consistente e não elástica. O sabor é forte e picante e esse tipo do queijo apresenta um odor característico.

Para a fabricação do provolone, o leite deve ser previamente submetido à pasteurização e a temperatura deve ser regulada para 37ºC. Para a maturação ficar perfeita, demora entre três e quatro meses.

Esse queijo pode ser consumido puro ou com pão branco. O tipo fresco pode acompanhar saladas de alface, rúcula, milho, beterraba etc., e com vinhos mais delicados. Já o picante, recomenda-se com saladas rústicas, frutas secas e vinhos brancos encorpados. No Brasil, é comum consumirmos o queijo muito fresco imerso em tintura aromatizada e defumado com sabor de fumaça, mas isso não faz ele nenhum pouco parecido com o verdadeiro e tradicional queijo provolone defumado.