Queijo tem carboidrato?

É comum quando iniciamos uma dieta cortarmos várias coisas, principalmente carboidratos. E ao contrário do que às pessoas pensam, em especial as que aderiram ao estilo low carb, os queijos em geral não contém muitos carboidratos.

Isso acontece por causa de maturação, ou seja, quanto maior for este tempo, menos lactose e, durante o processo de fermentação as bactérias se alimentam da lactose, que é o açúcar do leite, e a transformam em ácido lático fazendo com que alguns queijos chegem a zero carboidrato.

No Brasil, os queijos com menos carboidratos e encontrados com facilidade são provolone, muçarela, parmesão e prato. Mas claro que encontramos outras variedades de queijo sem carboidratos.

Além de ler a quantidade na embalagem, fatores como a cor - quanto mais amarelo e dura melhor -, podem ajudar na hora de levar o queijo para casa. Mas atenção, olhe os ingredientes, pois alguns podem apresentar na composição urucum e isso deixa o produto mais amarelado.

E o pão de queijo?
Como comentamos, os queijos em geral contém pouco carboidrato. O que torna o pão de queijo, talvez um vilão - dependendo da dieta low carb - , é o polvilho.